Perguntas Frequentes

email this page
  • 1. O que é Sixseconds?
A avaliação da Inteligência Emocional através da ferramenta Sixseconds permite que as pessoas entendam suas próprias competências de Inteligência Emocional–IE; estabeleçam metas de desenvolvimento profissional e pessoal; coloquem em prática seus pontos fortes de Inteligência Emocional. O objetivo é ajudar os líderes e os profissionais a serem mais efetivos nas suas vidas pessoais e profissionais.
 
  • 2. O que o Sixseconds avalia?
A avaliação de Inteligência Emocional de Sixseconds (SEI) é uma ferramenta estatisticamente rigorosa para medir e desenvolver a Inteligência Emocional. A Sixseconds desenvolveu essa ferramenta – uma das únicas organizações de capacitação, consulta e investigação dedicadas exclusivamente à Inteligência Emocional.
 
  • 3. Quem são os responsáveis pela criação da ferramental?
A SEI® foi desenvolvida conjuntamente pelos profissionais da Six Seconds na Itália, Canadá e E. U., com o apoio dos membros da equipe na Austrália, Singapura e Colômbia.
 
O processo de criação, liderado por Massimiliano Ghini e Lorenzo Fariselli (Six Seconds Itália), teve o apoio de Dr. Carina Fiedeldey-Van Djik. Joshua Freedman, por sua vez, é o autor dos fedbacks dos relatórios, com a colaboração de Dr. Anabel Jensen que, junto com o primeiro, são os fundadores da Six Seconds®, que o fizeram tendo em vista uma importante necessidade: criar uma abordagem prática que permita construir e aplicar a sabedoria e o poder dos sentimentos. Anos de atuação, estudos e pesquisas, resultaram, em 2005, na criação da mundialmente conhecida e utilizada ferramenta SEI®.
 
  • 4. Em que situações é indicado o emprego do teste Sixseconds?
A SEI® oferece suporte a pessoas em quase todos os domínios no que diz respeito ao desempenho. Poucas pessoas se preocupam com a "inteligência emocional" para seu próprio bem, mas reconhecem que seu trabalho é sobre as pessoas e que a vida ao lado de colegas de trabalho é extremamente desafiadora e complexa. Assim, uma ferramenta que proporciona uma visão e possibilidade a melhoramentos com as pessoas tem valor onipresente. SEI® é mais frequentemente utilizada em liderança e desenvolvimento de equipes, bem como para aumentar a eficácia, reforçar a influência, aumentar a fidelização dos clientes, as vendas e apoiar a mudança.
 
SEI® é frequentemente utilizada pelos treinadores para fornecer métricas no intangível da dimensão humana, se o tema da formação é especificamente sobre liderança de pessoas, ou uma área mais geral da gestão, comunicação, desempenho, etc É ideal para treinar, porque há muito conteúdo no relatório.
 
  • 5. IE e QI são opostos? Qual sua relação?
Há diferenças marcantes entre IE e QI, mas não se pode dizer são opostas. Pesquisas afirmam que, se por um lado o QI pouco se altera ao longo da vida, ele tende a diminuir após determinada idade, embora isto nem sempre aconteça. A IE, por outro lado, é um tipo de inteligência que desenvolvemos ao longo da vida. Além disso, enquanto o QI centra sua análise na razão e em nossas habilidades lógicas, a IE busca outras habilidades e competências que, ao contrário do que se pode imaginar, nada tem a ver com nossa personalidade ou amabilidade. Segundo Peter Salovey e Jack Meyer, Inteligência Emocional “... É a habilidade de perceber as emoções para com elas apoiar o pensamento...”.
 
Não obstante, é a partir desta análise que podemos contradizer a oposição entre IE e QI, ao invés de contrária uma a outra, a IE busca apoiar nossa razão na melhor tomada de decisões.
 
  • 6. Quanto tempo leva o preenchimento do questionário SEI®?
O questionário da ferramenta SixSeconds® é composto por 104 afirmações, a respeito das quais deverá apontar o seu nível de concordância. Para tal, o tempo estimado é de 25 minutos.
 
  • 7. Uma vez respondido o questionário, quanto tempo leva para que o relatório seja gerado?
A construção do relatório, a partir da conclusão do questionário, é imediata. O administrador recebe o relatório correspondente em seu e-mail, sem que tenha qualquer trabalho para acessa-lo.
 
  • 8. Como se dá a aplicação da ferramenta?
Como administrador da ferramenta, um indivíduo poderá gerenciar projetos, criando códigos de acesso que, uma vez enviados aos respondentes, poderão por estes ser acessados de qualquer computador com acesso a internet, e da mesma maneira responde-la.
 
  • 9. A ferramenta é confiável?
Sim. Assim como todos os questionários e ferramentas do tipo psicológico, SixSeconds® passa continuamente por processos de validação e análise de escalas. Nestes processos, SixSeconds® apresenta, sistematicamente, níveis bons e ótimos de confiabilidade, com pontuações variando entre 0.65 e 0.95, em uma escala da 0 a 1. A grande parte dos pesquisadores situa enquanto satisfatórios níveis de confiabilidade maiores do que 0.6.
 
Além disso, SixSeconds® conta com três importantes mecanismos de manutenção e garantia de confiabilidade de seus resultados, conforme se pode verificar na questão de núm. 10 neste conjunto de Perguntas Frequentes.
 
  • 10. Como evitar que a ferramenta seja burlada e/ou os resultados comprometidos?
Questionários de autoavaliação comumente enfrentam alguns desafios psicométricos como Impressão Positiva, Estilo de Resposta e Consistência.
 
Algumas pessoas tendem, ao se autoavaliarem, a faze-lo usando afirmações mais positivas, enquanto outras são mais modestas e/ou autocríticas, e outras ainda evitam os extremos. O índice de Impressão Positiva visa medir esta inclinação a autopromoção, enquanto o índice de Estilo de Resposta analisa, de maneira geral, as tendências psicométricas dos participantes.
 
Por fim, entre as 104 afirmações que compõe o questionário, há 11 itens de controle (declarações com significados semelhantes, visando precisamente medir a consistência das respostas.
 
Para identificar a atuação destes mecanismos, o consultor receberá a folha do coach correspondente a cada relatório de liderança (não incluso no de Fortalezas), com todas as indicações e resultados destas medições e possíveis ajustes.
 
  • 11. IE e QI são opostos? Qual sua relação?
Há diferenças marcantes entre IE e QI, mas não se pode dizer são opostas. Pesquisas afirmam que, se por um lado o QI pouco se altera ao longo da vida, ele tende a diminuir após determinada idade, embora isto nem sempre aconteça. A IE, por outro lado, é um tipo de inteligência que desenvolvemos ao longo da vida. Além disso, enquanto o QI centra sua análise na razão e em nossas habilidades lógicas, a IE busca outras habilidades e competências que, ao contrário do que se pode imaginar, nada tem a ver com nossa personalidade ou amabilidade. Segundo Peter Salovey e Jack Meyer, Inteligência Emocional “... É a habilidade de perceber as emoções para com elas apoiar o pensamento...”.
 
Não obstante, é a partir desta análise que podemos contradizer a oposição entre IE e QI, ao invés de contrária uma a outra, a IE busca apoiar nossa razão na melhor tomada de decisões.
 
  • 12. Quais os benefícios efetivos para aqueles que passam pela ferramenta Six Seconds®?
SEI coloca a inteligência emocional em um contexto de importantes resultados. O relatório inicia com comentários sobre os fatores de sucesso: Eficácia, Relacionamentos, Qualidade de Vida e Saúde - quatro dimensões-chave que são essenciais para todos. desempenho atual e o que está conduzindo a isso, e um roteiro dos pontos fortes e fracos para aproveitar a construir.
 
  • 13. Porque escolher a certificação de Inteligência Emocional da SixSeconds®?
SEI é a única avaliação que contém uma aplicação prática da Inteligência Emocional para sua vida pessoal e profissional. O modelo consiste em oito competências fundamentais divididas em três pilares:
 
• Autoconhecimento: para aumentar a consciência de si mesmo. Ajuda as pessoas a compreender seus pensamentos, sentimentos e ações.
 
• Decisão de Escolha: Desenvolver habilidades para gerenciar a si mesmo e autodisciplinar. Ajuda as pessoas a seguir suas intenções e a viver mais conscientemente.
 
• Empenho próprio: é o alinhamento das escolhas diárias com um senso de propósito maior. Ajuda as pessoas a viver e conduzir de maneira mais eficaz, a relacionar-se de maneira mais significativa com outros e tirar o máximo de proveito da sua vida.
 
Os testes incluídos na avaliação são todos testes padronizados, projetados para utilização com pessoas em um ambiente empresarial. Esses testes foram bem pesquisados e fornecem uma avaliação abrangente dos pontos fortes e deficiências em potencial que provavelmente o candidato leve para a posição.
 
  • 14. Como posso me tornar um SEI® Certified Trainer?
Para tornar-se um SEI® Certified Trainer, ou ainda um SEI Advanced Certified Trainer, é muito simples. Entre em contato conosco (CONTATENOS), e agendaremos uma certificação exclusiva para você e/ou seus colaboradores. Você pode também visitar nossa agenda, e lá encontrar um curso aberto de sua preferência.

 

Mais sobre Sixseconds®
     
Descrição   Relatórios   Aplicações   Conteúdo
     
Adicionais   Certificação   FAQ   Contato

 

email this page

SIGA-NOS

Acompanhe nossas redes sociais:

 

NEWSLETTER